fbpx

Testes psicológicos ajudam no recrutamento e seleção dos candidatos.

 

A psicologia ganhou espaço começando pela função de seleção de pessoas, onde com estratégias foi possível dizer mais sobre o perfil profissional. O ato de dizer se uma pessoa é capaz de exercer tal função pode soar como um pré julgamento, mas isso não se torna uma maneira grosseira de classificar os profissionais. Na hora do recrutamento, é visto como oportunidades de análises eficientes, e por meio de estratégias e ferramentas de estudos é possível saber a qualificação de um perfil profissional que se encaixe perfeitamente a vaga.

A utilização de testes psicológicos serve para analisar um perfil e ajudar na identificação de traços de personalidade e, pontos relevantes para o desempenho na vaga em que o candidato está concorrendo. São aplicados durante a entrevista por psicólogos com testes e dinâmicas, a fim de identificar aspectos não percebidos pelos recrutadores. Os testes mais aplicados são:

Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)
Teste que ajuda o profissional reconhecer a capacidade do candidato de pensar logicamente e avaliar a facilidade na resolução de problemas.

Atenção Concentrada (AC)
Verifica a capacidade de se concentrar com foco na atividade determinada. O teste pode ser aplicado em grupo ou individualmente, é entregue uma folha com vários triângulos em tamanhos diferentes em que o candidato precisa identificar os estímulos alvo.

Teste Wartegg
Análise que investiga a personalidade do sujeito, que deve completar desenhos em quadrados mediantes a primeira imagem que vier em sua cabeça. Com focos específicos que constituem a personalidade.

Teste de Zulliger
Aplicada de forma individual ou coletiva, é por meio de três pranchas sobre aspectos primitivos da personalidade, afetividade, emoções e relacionamento. A interpretação das pranchas fornece o resultado aprofundado da personalidade do candidato.

Em virtude dos fatos, para a seleção de pessoal, a análise do perfil profissional é de fato importante, visto que uma das maiores dificuldades das organizações é selecionar um candidato que, além de habilidades técnicas se enquadra no perfil de ritmo que a empresa e a vaga necessita, a aplicação dos testes só contribuem para o acerto dessas questões.


Relacionados

Hedz
Empresas
Clique aqui para usar a ferramenta
Profissionais
Clique aqui para baixar o aplicativo