fbpx

Mas perguntas conscientes durante o processo seletivo são bem-vindas.

 

Uma das etapas mais importantes no processo de seleção é a entrevista, que para muitas pessoas pode parecer apenas uma etapa, onde o recrutador está apenas analisando o candidato. Com as respostas obtidas, ele vai chegar à conclusão se de fato o concorrente vai fazer parte da equipe ou não. Mas, além da importância da preparação para responder às questões do entrevistador, o entrevistado está se preparando para fazer parte de uma equipe, onde também busca qualidade pelo ambiente.

Logo, a oportunidade de uma entrevista também é voltada para o candidato, que busca o melhor ambiente de trabalho para crescer profissionalmente. Então, questionar o recrutador sobre assuntos da empresa durante o processo seletivo, vai fazer com que exista um diálogo para ambos conhecerem os pontos de interesse a respeito da qualificação.

Como a ideia é demonstrar as pesquisas realizadas sobre a empresa e conhecer mais sobre, procure fazer perguntas ao recrutador que possam ser respondidas além de um “sim” ou “não”. Questões como: Quais as responsabilidades do cargo? Quais são os objetivos da empresa? Qual o estilo de gerenciamento? O que esperam do candidato na respectiva vaga? Quais os desafios a serem enfrentados? Qual a cultura organizacional? – podem ser benéficas na hora de escolher o melhor lugar para exercer uma função profissional.

Portanto, fazer perguntas ao gestor é uma ótima maneira de diálogo na entrevista, quando são feitas com sabedoria, sem invasão para não criar um desconforto, e com o intuito de mostrar interesse em descobrir mais sobre a organização. O recrutador pressupõe que o candidato está interessado em contribuir com ela, do mesmo modo em que a instituição está disposta em colaborar com a sua carreira profissional.


Relacionados

Hedz
Empresas
Clique aqui para usar a ferramenta
Profissionais
Clique aqui para baixar o aplicativo